Imagem capa - Portas que se abrem. por Pedro Castro
Blog

Portas que se abrem.

É desta forma que começo o nosso blog. Na verdade, nunca fui destas coisas, mas cada vez me convenço mais que é necessário filtrar informação e apresentar apenas aquela que é de fonte segura! Como aquilo que escrevo é uma tradução daquilo que vivo (nomeadamente na minha realidade - fotografia de casamento), abro assim uma porta para o mundo da partilha de informação fidedigna.



Foto de noiva

Retrato de noiva
"Só acredito naquilo que vejo!". Pois eu também. O que tento partilhar com os leitores são precisamente experiências que vivi e que tenho vivido, ao longo destes anos, na fotografia. Histórias verídicas, romances que acompanhamos de perto, o fascínio das sensações e da capacidade de as fazer perdurar além da sua longevidade natural. Tenho uma ferramenta muito potente para me auxiliar: a minha câmara e a capacidade que desenvolvi para a utilizar!

Noivos

Foto de casamento

A fotografia de casamento começou por ser uma área na qual não tinha um interesse especial. Contudo, havia uma voz que murmurava ao ouvido: "tens contas para pagar". Fruto da evidência e até porque a fotografia era e é para mim, além de uma paixão, um negócio, vi-me forçado a aceitar propostas de noivos para fotografar os seus casamentos. Comecei com dois ou três num ano. Traduzia-se em cerca de três mil euros. Era pouco para o que almejava, mas cobria a despesa com a renda do meu primeiro estúdio (ou sala de reuniões, ou lá o que é que era). O restante trabalho fotográfico, trabalho de estúdio e alguma cobertura de eventos não religiosos, ainda que não me permitissem fazer uma vida folgada, eram suficientes para alimentar sonhos. Foi desta forma, e com o apoio dos meus pais, que consegui manter o meu foco e a minha dedicação nesta arte.



Noiva pré-casamento

Nossa senhora dos remédios

Um dia, depois de fotografar um casamento, fui invadido por uma sensação de satisfação, de euforia. Satisfação, por estar convencido que tinha feito um trabalho interessante e ao nível dos fotógrafos ditos profissionais da área. Euforia, por querer chegar ao estúdio (ou sala de reuniões, ou lá o que é que era), copiar os ficheiros para o meu computador e confirmar entretanto o que já suspeitara: até tinha feito umas imagens interessantes.


Grutas da moeda

Coimbra

Foi neste dia que entendi que a fotografia de casamento não era exatamente aquilo que eu pensava. Comecei a pesquisar por fotógrafos de casamento e a guardar as minhas próprias referências e inspirações. Claro que rapidamente, numa tentativa infeliz de retrospectiva, entendi que afinal as imagens do tal casamento não eram "ao nível dos fotógrafos ditos profissionais da área". Só tinha uma hipótese: melhorar! E haverá melhor forma para evoluir que ser desafiado?

Solar de Vilar

Fiz e tenho feito exatamente aquilo que qualquer ser humano terá que fazer: trabalhar e não desistir. Para mim, duas ações primordiais para quem quer atingir objectivos, sejam eles quais forem!