Imagem capa - Pontapé no Covid-19 - Vamos vencer o vírus! por Pedro Castro

Pontapé no Covid-19 - Vamos vencer o vírus!

Todos nós sabemos que há falta de equipamento de proteção em muitos dos principais hospitais!

Trata-se de um problema que começou cedo e, tal como o vírus, veio para perdurar.

O projecto Pontapé no Covid-19 surge exatamente por esta necessidade.




Digibook

Criado em NelasViseu, este movimento tem como fim a produção e distribuição de equipamento de proteção nos hospitais da região (nomeadamente Viseu e Coimbra).



Digibook1 Digibook2

Digibook3

Desenvolvido à velocidade da luz, Pontapé no Covid-19, colocou já nestes hospitais milhares de batas e viseiras. Ainda que com pouco mais de uma semana, reúne já mais de 1000 membros e centenas de voluntários que todos os dias têm trabalhado para cooperar no combate ao Corona Vírus.



Digibook5

Digibook6

Perneiras
Digibook7

Digibook8
Digibook9 Digibook10

Digibook11

Digibook12

Com cinco principais bases, este movimento transformou pontos estratégicos em autênticas fábricas de produção em série.



Fábrica Fábrica1
Fábrica2

Fábrica3 Fábrica4

Fábrica5

Fábrica6

Um destes exemplos é a sede da Associação Recreativa e Cultural do Paço de Canas de Senhorim. O mesmo se passa com a Associação Cultural e Recreativa de Trancoso e a Associação Cultural e Recreativa do Rocio.



Canas de Senhorim

Canas de Senhorim1

Outrora utilizado para a criação dos carros alegóricos para o famoso desfile de carnaval, este pavilhão serve agora de ponto de produção de milhares de batas e viseiras. 



Canas de Senhorim2 Canas de Senhorim3

Canas de Senhorim4

Canas de Senhorim5

Canas de Senhorim6 Canas de Senhorim7

Canas de Senhorim8 Canas de Senhorim9

Canas de Senhorim10

Aqui, tal como na Associação Recreativa e Cultural Santo António - Bairro da Igreja, têm sido embaladas centenas de caixas que, uma vez devidamente catalogadas, são transportadas até ao laboratório da Digibook (empresa especializada em impressão de fotografia). Só aqui o equipamento é acondicionado e distribuído pelos principais centros hospitalares.



Nelas

Nelas1

Nelas2 Nelas3

Nelas4

Nelas5

Foram várias as empresas e entidades que se mostraram disponíveis em colaborar com este projecto. Só desta forma foi possível obter a matéria prima para a produção de todo o equipamento de proteção. Desde as viseiras, impressas com recurso a moldes de injeção de plástico ou impressoras 3D, às batas de plástico (cortadas em molde artesanal), o material tem sido requisitado, produzido e entregue.