Imagem capa - Serra da Estrela - local mágico e encantador! por Pedro Castro

Serra da Estrela - local mágico e encantador!

A Serra da Estrela foi o local escolhido pela Ana e pelo João para fazermos a sessão fotográfica pré casamento.





Neste ambiente invulgar, com um pano de fundo meramente branco, fotografámos durante duas ou três horas. O resultado é fascinante! Além disso, tivemos oportunidade de descobrir recantos inexplorados, provar os magnificos sabores da região e sentir o frio do Inverno na pele. Naturais destas regiões de elevada altitude, estes noivos viveram este dia com uma indiferença brutal em relação às condições meteorológicas (mas sempre com o nervosismo saudável de quem é fotografado pela primeira vez). Já nós, eu e a minha assistente, após várias quedas na neve pela falta de hábito em caminhar em solos do tipo, lá aguentámos uma tarde que facilmente nos remeteu para os episódios da "Sobrevivência" no Discovery Chanel.




Sendo na sessão de solteiros ou pré-casamento, a primeira vez que a relação fotógrafo-fotografado aparece, é óptimo podermos aproveitar para quebrar o gelo (neste caso com duplo sentido). Temos que ser nós, fotógrafos, a desenvolver a melhor forma de passar uma mensagem de tranquilidade e confiança para os nossos noivos. O que pretendemos, bem como o caminho por onde a tendência nos leva, é uma fotografia descontraída, sem grande pose. A chamada "foto do momento", a foto documental.

Ultrapassado este primeiro contacto com a câmara, quebrado o gelo, podemos exigir um pouco mais dos nossos noivos. Começa a tornar-se natural a presença do Pedro e da sua equipa. O casal tende a relaxar e, ao poucos, o tal nervosismo é diluído. Começam a aparecer os resultados que procuramos. Passo a passo, vamos podendo pedir um pouco mais e vamos recebendo o que pedimos.




Regra geral, existem dois tipos de noivos: os que pretendem que o fotógrafo "comande" e os que voluntariamente agem com naturalidade.

É nossa função, além de garantir conteúdo de excelência, transformar os noivos do primeiro grupo em noivos de segundo grupo. Só desta forma conseguimos imagens impactantes, com essência e com sentimento.

Mas peço: não se assustem! É perfeitamente compreensível que possam pertencer ao grupo de noivos que ficam a olhar para a câmara à espera que o fotógrafo diga alguma coisa. Eu próprio, no dia do meu casamento, irei fazer parte desse grupo.

É precisamente esta a razão principal da realização da sessão pré casamento: antecipar os medos, os receios em relação à câmera e ao fotógrafo e conseguir fazer sobressair o que de melhor à em cada casal.



Assim, chegado o grande dia, o fotógrafo já não é um desconforto. Pelo contrário! É um abrigo, alguém com quem podemos estar tranquilos. É assim que conseguimos, numa tarefa dividida, obter o resultado previsto e conseguir aquelas fotografias que irão conquistar não só os noivos que nos contratam mas também os que nos irão procurar e, por consequência, contratar.